Programa “Cartão Vermelho Contra o Racismo” é lançado em Santa Catarina

Instituições se juntam para combater o racismo com campanhas de conscientização

Lançamento do programa Cartão Vermelho para o Racismo — Foto: Fernando Ribeiro/FCF

Instituições importantes de Santa Catarina lançaram nesta segunda-feira o programa “Cartão Vermelho Contra o Racismo”, que visa mobilizar torcedores e integrantes dos clubes catarinenses para acabar com o racismo no estado.

— O futebol é um meio da sociedade de inclusão e os casos que acontecem de racismo dentro do futebol criam uma notabilidade muito maior. O futebol é sim um player importante de conscientização nessa luta antiracismo — defende Cláudio Gomes, secretário geral da FCF.

O projeto é realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, Comissão da Igualdade Racial da OAB, SC Clubes, Assessoria da Igualdade Racial da prefeitura de Florianópolis, Sindicato dos Atletas Profissionais de Santa Catarina, Rotary Club de Florianópolis e a Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Entre as ações do programa, estão avisos no sistema de som, faixas e letreiros nos estádios catarinenses, para os torcedores se conscientizarem. E, também, ações de capacitação nos clubes, para dirigentes, comissão técnica e jogadores aprenderem a se portar ao presenciarem uma situação de racismo.

Inicialmente, o programa começa com as ações em Florianópolis e, depois, será ampliado para o estado.

Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 20142015201620172018201920202021 e 2022 com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro aqui

Fonte: GE