O Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol é a uma análise sistêmica sobre os incidentes raciais no futebol brasileiro. No documento são apresentados os casos de preconceito e discriminação ocorridos no esporte brasileiro, correspondentes ao período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. A análise de dados e informações sobre os desdobramentos dos casos, assim como suas respectivas punições aos envolvidos, são feitas apenas em relação aos incidentes classificados como os de “racismo no futebol”.

O relatório também expõe os casos de preconceito e discriminação com atletas brasileiros no exterior.

Nosso objetivo com esse documento é identificar e informar à sociedade brasileira sobre os casos de discriminação que ocorrem no esporte nacional e, asseverar que os mesmos não acontecem de forma esporádica, que são comuns, que em sua maioria falta punição aos envolvidos, um maior comprometimento das vítimas na cobrança das punições e comprometimento dos clubes, entidades, federações e da sociedade como um todo no combate ao racismo.

Nosso trabalho busca usar o esporte como ferramenta para educar, informar e conscientizar para o fim do racismo, não apenas no esporte, mas sim no dia a dia nas vidas de todos nós para um sociedade melhor e igualitária.

Confira os Relatórios lançados com as análises que realizamos ao longo do nosso trabalho de monitoramento, desde 2014.

#ChegaDePreconceito  #PorMaisRespeito  

Relatório 2014
Apresentação

Relatório 2015
Apresentação

Relatório 2016
Apresentação

Relatório 2017
Apresentação

Relatório 2018
Apresentação

Relatório 2019
Apresentação

Relatório 2020
Apresentação

 

Relatório Complementar

Relatório 2021
Apresentação

Relatório 2022