Auxiliar do sub-20 do Palmeiras é vítima de ofensas xenofóbicas durante jogo

Verdão repudia os atos e promete medidas legais contra o torcedor, que teve nome citado na súmula de partida contra Portuguesa Santista, em Santos

O auxiliar-técnico do time sub-20 do Palmeiras, Gilmey Aymberê, foi vítima de ofensas xenofóbicas durante o duelo da equipe contra a Portuguesa Santista, neste sábado, pelo Campeonato Paulista da categoria.

Durante o segundo tempo da partida, torcedores do time da casa passaram a xingar Gilmey, técnico da partida nesta ocasião, de “baiano de merda”, além de outras ofensas alusivas à sua origem nordestina. O auxiliar é natural de Alagoinhas, na Bahia.

Membros da comissão técnica do Palmeiras gravaram um vídeo em que é possível escutar os xingamentos vindos da arquibancada (veja acima).

Gilmey Aymberê, auxiliar-técnico do Palmeiras — Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Os atletas e toda a comissão técnica, incluindo Gilmey, chegaram a pedir a paralisação do confronto para que uma atitude fosse tomada pelo árbitro. O duelo não foi paralisado, mas um dos torcedores teve o nome citado na súmula.

Em nota, o Palmeiras repudiou as ofensas e prometeu tomar providências para que haja punição contra o torcedor:

A Sociedade Esportiva Palmeiras repudia as ofensas xenófobas dirigidas por torcedores da Portuguesa Santista ao auxiliar técnico Gilmey Aymberê, da nossa equipe Sub-20, durante jogo realizado neste sábado, no Estádio Ulrico Mursa, pelo Paulista da categoria. Não toleramos qualquer tipo de preconceito e tomaremos as providências cabíveis para que os criminosos sejam punidos com rigor.

Com a bola rolando, o Verdão venceu a Portuguesa Santista por 3 a 1, de virada. Os gols da equipe foram marcados por Daniel, Gabriel Vareta e Sorriso.

Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 20142015201620172018201920202021 e 2022 com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro aqui

Fonte: GE