Clube da terceira divisão francesa suspende técnico após comentários racistas
Orléans afasta Bernard Casoni do cargo depois de denúncias de atletas e declaração em coletiva: “Eles não são mais estúpidos que os norte-africanos”
O Orléans, equipe da terceira divisão da França, suspendeu seu treinador, Bernard Casoni, por conta de comentários racistas. O clube abriu uma investigação interna e manterá o profissional afastado enquanto analisa o caso.
Casoni fez um comentário racista durante entrevista coletiva na semana passada e foi alvo de denúncias por parte do elenco por conta de seu comportamento.
– O meu papel é ajudar os jogadores a resolverem problemas. Já fiz isso em todos os clubes que passei, fiz isso com norte africanos. Eles não são mais estúpidos que os norte-africanos – disse o treinador.
Segundo o jornal “France Bleu Orléans”, em determinado treinamento, o técnico teria dito que um time formado por jogadores negros não precisaria usar números. E, de acordo com um ex-dirigente, o comandante chegou a fazer um pedido para “branquear” o elenco. Casoni se defendeu em declarações ao jornal.
– A minha frase sobre os norte-africanos na conferência de imprensa foi para dizer aos meus jogadores que são tão inteligentes quanto eles. Trabalhei lá por seis anos, você acha que sou racista? – disse.
O Orléans está na penúltima colocação da terceira divisão francesa, com oito pontos somados em oito rodadas.
Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro
Fonte: GE