História de Ubaldo Miranda, ídolo do Atlético-MG, é contada no livro “No Tempo do Antigo Independência”
Oitavo maior artilheiro do Atlético-MG, Ubaldo Miranda é um dos grandes ídolos do Clube da década de 50. Com 91 anos, o ex-jogador, que tem 135 gols marcados em 234 jogos, tem um pouco da sua trajetória contada no livro “No Tempo do Antigo Independência”, escrito por Airton Guimarães.
A obra, publicada em 2000, está na quarta edição. Mais do que a história do “artilheiro dos gols espíritas”, como Ubaldo ficou conhecido, as páginas relatam ainda a relação do ex-jogador com o Clube e com Divinópolis, o bairro onde nasceu.
Membro do Observatório, o professor Luciano Jorge de Jesus comenta que a publicação é uma memória do futebol que dialoga com a realidade atual.
“Conhecer a história de Ubaldo é conhecer as histórias do Atlético, a história de sua torcida e também conhecer Belo Horizonte e o futebol brasileiro”, disse o professor.
Mais cedo comentei do livro sobre a trajetória de Ubaldo Miranda, um dos maiores artilheiros da história do Clube Atlético Mineiro. Gostaria muito de chamar atenção das pessoas que amam futebol, para dar aquela moral para mais uma possibilidade de memória sobre o futebol (+) pic.twitter.com/wt8aB2WvWO
— Luciano Jorge de Jesus (@proflucianojj) December 27, 2022
Para quem quiser adquirir o livro, é possível comprar pelo Mercado Livre. Quem for de Belo Horizonte também tem a opção de comprar diretamente com Vera Pontes Miranda através do Instagram.
Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro aqui
Texto por: Marjourie Corrêa