Antonio Rudiger, fala sobre insultos racistas: “Eu só quero justiça”
Chega de racimos no futebol. Chega de ser dito para manter a calma em frente a um racista, chega da incapacidade de se fazer algo durante o jogo.
Como jogador da Roma, na Série-A italiana, o zagueiro da Alemanha sentiu na pela o racismo dos torcedores da Lazio e até mesmo dos jogadores adversários.
O futebol inglês pode não ser perfeito, mas depois de sair da Itália para a Premier League, o novo defensor que custou £ 34 milhões aos cofres do Chelsea pediu a liga italiana providência e punição aos agressores.
“Eu só quero justiça”, disse o atleta. “Eu quero que a FIFA ou a Federação Italiana punam as pessoas que fazem isso.
“Não são todas as pessoas na Itália que são assim. Se falamos sempre de racismo na Itália, as pessoas pensam que todos os italianos são pessoas racistas e não é assim.
“Eu apenas quero dizer para aquelas pessoas específicas que fazem isso. Essas pessoas precisam ser banidas do estádio ou punidas”.
Rudiger passou apenas dois anos na Roma depois de atuar pelo Stuttgart. Naquele tempo, o futebol italiano sofreu uma série de incidentes relacionados a raça que trouxeram vergonha ao país.
Em dezembro passado, o meio-campista do Lazio, Senad Lulic, recebeu uma punição de 20 dias pelas observações racistas que ele dirigiu a Rudiger após a derrota no derby.
No início deste ano, o meio-campista de Pescara, Sulley Muntari, afirmou que o “racismo está em toda parte” na Itália. Ele respondeu ao ser advertido pelo árbitro após reclamar por ser alvo de ofensas racistas, dos torcedores do Cagliari.
Embora a Federação Italiana tenha estabelecido sua própria campanha anti-racismo, o seu presidente, Carlo Tavecchio, foi repreendido em 2014 por descrever os negros como “comedores de banana”.
Rudiger sofreu insultos racistas dos torcedores da Lazio durante um jogo na Copa da Itália.
Embora seus companheiros de equipe tenham demonstrado solidariedade com ele, o defensor sentiu-se frustrado em ter que lidar com ódio por conta da sua cor.
“Você se sente sozinho”, disse ele. “As pessoas adoram dizer fique calmo ou para não fazer nada”. É fácil para você dizer essas coisas quando você não é preto e você nunca sente o que é.

Senad Lulic do Lazio foi banido por menos de três semanas depois de fazer comentários racistas sobre Rudiger (Image: Getty Images)
“Você não pode se colocar na minha posição e saber como me sinto. Naquele momento, é assim. Você está sozinho.”
“Você tem que ser forte. Mas cada ser humano é diferente. Alguém ouve e não reage. Outros reagem. Eu posso entender os dois. ”
Rudiger – apelidado de Rudy por seus novos companheiros de equipe – participou do amistoso do Chelsea no sábado contra o Inter de Milão. Ele iniciará a temporada da Premier League como parte da nova defesa de Antonio Conte, ainda em construção.
Ele poderia ter integrado a equipe vencedora do título inglês, de Conte, pois o interesse do treinador em contar com seu futebol é antigo.
Rudiger, no entanto, sofreu uma lesão no joelho que o descartou da campanha da Alemanha em 2016. Contudo, ele retornou para ajudar a Roma na Liga dos Campeões e seu país a conquistar a Copa das Confederações.
“Poderia ter sido o maior momento da minha carreira. Era meu melhor momento. Mas acredito em Deus e tudo tem seu tempo”, disse o atleta.
“Então, um ano depois, ganhei a Copa das Confederações e agora estou no Chelsea”.
“Claro, naquele momento estava triste. Eu sabia que eu tinha que trabalhar para ficar mais forte na volta. E isso é o que aconteceu.”
Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 2014 e 2015, com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro aqui
Fonte: Mirror