O 1º Seminário sobre Racismo no Futebol: Fato – Causa – Consequência, teve o objetivo de promover um debate sobre a discriminação racial que tanto ameaça a democracia das relações sociais, com o intuito de fomentar ideias e sugestões para a erradicação do racismo e todas as formas de intolerância que persistem em existir no futebol.

Para a sociedade de modo geral o Seminário promovido pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol foi uma oportunidade de discutir os casos de racismo que ocorrerem, assim como os resultados das campanhas e das punições contra os envolvidos e principalmente a oportunidade de elaboração de um documento com sugestão a ser encaminhada aos clubes, federações e órgãos de segurança.

Idealizado pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o evento foi realizado no dia 23 de setembro de 2014, no auditório da Federação Gaúcha de Futebol.

O evento contou com os seguintes palestrantes:

Paulo César Tinga, jogador de futebol com passagem por Borussia Dortmund (Alemanha), Sporting (Portugal), Kawasaki (Japão), Grêmio e Inter, atualmente no Cruzeiro. Idealizador do projeto Chutando o Preconceito.

Edilson Nabarro, Bacharel em Ciências Sociais – UFRGS, fundador do Movimento Negro Unificado.

Jones Lopes da Silva, Jornalista, editor de esportes do jornal Zero Hora

Luiz Fernando da Costa, Diretor jurídico da Federação Gaúcha de Futebol.

José Francisco Seabra Mendes Júnior, Promotor de Justiça – Promotoria do Torcedor

Divulgação:

O Seminário foi divulgado pelas redes do Observatório, convites e através de entidades como a FUNDERGS, FGF e mídias tradicionais.

Apoio – Patrocínio – Organização:

O evento contou com o apoio institucional da FGF e da FUNDERGS. Patrocínio: da Deny Tennis, Rosa Naibert e Ecoger Energia. Apoio: TraceMap IT e Gana. Organização da Vivaz Eventos.

 

Clipagem: Seminário na mídia