Racismo no futebol é tema de roda de conversa no Museu da UFRGS

Na próxima semana, no dia 23, acontece a roda de conversa “Dimensões do racismo no futebol brasileiro”. A atividade busca abordar diversas questões relacionadas ao preconceito racial na contemporaneidade manifestado nos espaços do futebol pelos diferentes atores envolvidos nesse esporte: torcedores, jogadores, imprensa, dirigentes, dentre outros.

O debate começará às 18h30 e contará com a presença de Marcelo Carvalho, produtor do blog Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que tem como objetivo monitorar e divulgar, através de seus canais, casos de racismo no futebol, assim como ações informativas e educativas que visam combater a discriminação e erradicar a intolerância das relações sociais.

A atividade integra a programação educativa da exposição “Paisagens da Memória: cidade e corpos em movimento”, que procura apresentar o esporte em diferentes perspectivas e enquadramentos, seja como prática de lazer e entretenimento seja como rendimento e competição. A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, no Museu da UFRGS.

Com realização do Museu da UFRGS e do Centro de Memória do Esporte (CEME/ESEFID), em parceria com o Observatório de Discriminação Racial no Futebol, o evento é gratuito e será realizada no Mezanino do Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Campus Centro) As inscrições serão realizadas no local e no dia do evento. Para mais informações sobre a programação do Museu da UFRGS acesse www.ufrgs.br/museu.

Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 20142015 e 2016, com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro aqui

Fonte: UFRGS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *