Museu do Inter promove sessão comentada do documentário ‘Liga dos Canelas Pretas’

Fotos: site Inter

O Clube do Povo segue trabalhando para dar voz a importantes causas sociais e fortalecer as suas raízes. Na noite desta quinta-feira (31/11), foi a vez de resgatar a história de uma importante liga que serviu de base para o desenvolvimento do futebol gaúcho e quebrou tabus no início do século passado. Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o Museu do Inter teve uma noite de cinema para a exibição do documentário “Liga dos Canelas Pretas”.

Após a sessão, foi promovido um produtivo debate sobre o tema abordado no filme, contando com a participação do pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mauricio Dorneles, do idealizador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho, e produtora do documentário, Sônia Garcez.

Convidados (Foto: site Inter)

Sobre o filme: Com cerca de 30 minutos de duração, o filme de Antônio Carlos Textor, produzido pela Play Video, retrata a inserção do negro na sociedade gaúcha nas primeiras décadas do século XX ao resgatar a marcante e muito pouco conhecida história de uma agremiação pioneira de futebol: a Liga dos Canelas Pretas.

O Museu do Inter estará oferecendo ainda um roteiro temático na Visita Colorada, contemplando as exposições e o Estádio Beira-Rio, onde buscaremos contextualizar a presença negra na trajetória do Clube. Essa visita temática irá ocorrer 11h, 14h e 16h, do dia 21/11 até o dia 02/12.

Foto de encerramento do evento (Foto: Internacional)

Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 20142015 e 2016, com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro aqui

Fonte: Internacional

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *