Estrelas do esporte reagem a anúncio “racista” da H&M

foto reprodução

Um anúncio da empresa de moda Hennes et Mauritz (H&M) gerou muita polêmica por ser considerado de teor racista, e levou algumas figuras importantes do esporte a reagir contra o anúncio, em tom crítico, nas redes sociais.

A publicação, já removida da internet, era de um anúncio de um agasalho para crianças, nele um modelo negro vestia um agasalho em que se podia ler “Coolest monkey in the jungle” (em tradução livre para o português, “O macaco mais legal da da selva”).

A imagem tornou-se viral nas redes sociais, mas não pelas melhores razões. Centenas de internautas acusaram a campanha de ser “racista” e “insultuosa”:

reprodução

Por outro lado, houve também quem dissesse não compreender as acusações e considerasse que quem estava a ser racista era quem via racismo no anúncio:

reprodução

A polêmica e consequente dimensão da imagem na internet motivou reações por parte de três das principais figuras do futebol, do basquetebol e do boxe – o belga Romelu Lukaku, o norte-americano LeBron James e do também norte-americano Floyd Mayweather Jr.

Lukaku, jogador de 24 anos do Manchester United, compartilhou a imagem no Instagram com a mesma criança e a mesma blusa, mas com a frase “Black is beautiful”, acompanhada da legenda “És um príncipe prestes a tornar-se rei. Não deixes que ninguém te diga o contrário”:

You’re prince soon to be a king Don’t let anybody tell you different … #blackexcellence

Uma publicação compartilhada por Romelu Lukaku (@rlukaku9) em

Já LeBron James, figura maior dos Cleveland Cavaliers, compartilhou a mesma imagem, mas com duas coroas e a mensagem “Rei do mundo”. Na legenda, James defende que os afro-americanos vão ter sempre de “quebrar barreiras, provar às pessoas que estão erradas e esforçar-se ainda mais” para provar que merecem o lugar que alcançaram:

O ex-boxeador, amplamente reconhecido como melhor pugilista da sua geração e entre os maiores de todos os tempos, postou a mesma imagem do garoto, mas alterou a mensagem para: “Black is beautiful”. Em poucas horas a publicação passou de 600 mil likes.

BLACK IS BEAUTIFUL

A post shared by Floyd Mayweather (@floydmayweather) on

Em comunicado, a H&M anunciou a remoção da imagem e deixou um pedido de desculpas.

Acesse e leia nossos “Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol” 20142015 e 2016, com os casos de preconceito e discriminação no esporte brasileiro aqui

Fonte: SIC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *